Importante para nossa vida.

Semana da Mulher
14/03/2013
Campanha de Vacinação
Campanha de Vacinação 2013
22/04/2013

Uma das maiores descobertas do ser humano foi a prática de higienização, não só de seu corpo, mas dos alimentos, do lar, do ambiente de trabalho e recreação e também de ambientes públicos. Nesse contexto, um dos maiores inventos de todos os tempos veio para contribuir com a saúde e a qualidade de vida do ser humano sobre a face da Terra. Trata-se de um produto que não pode faltar em uma residência. Essa grande invenção não é o telefone, o avião, tampouco o computador- a coisa mais importante para a humanidade está lá em um canto qualquer de nossa casa, lembrada poucas vezes ao dia e maltratada comumente em lugares públicos. Onde houver consciência de um ambiente saudável, lá estará este produto que foi inventado para atender a humanidade em sua intimidade no quesito higiene: a louça sanitária.

Você já imaginou viver em um mundo sem uma bacia sanitária? Quando olhamos para trás, a história nos mostra que boa parte da população foi dizimada por epidemias e maus hábitos de higiene. A invenção da bacia sanitária é creditada à Inglaterra, no final do Século XVI e em meados do Século XVIII ganharia um sistema de descarga hídrica. Na Idade Moderna, com o crescimento dos grandes centros urbanos, políticas públicas de saneamento foram se tornando cada vez mais importantes e impulsionaram o desenvolvimento de novos complementos, formando as complexas redes de esgotos. Pois bem, a louça é um produto que completa a rede de esgoto que chega até a nossa residência, sendo ela responsável em receber os excrementos humanos e conduzi-los para fora do ambiente domiciliar (o mais longe possível) e não permitir o retorno dos resíduos e gases existentes na rede, que é de uso coletivo.

 Aí está a grande importância da louça sanitária, mas para isso, o produto deve garantir particularidades exclusivas do grupo cerâmico nobre, que são fabricados com matérias primas especiais alta tecnologia, pois tem que oferecer impermeabilidade total, ou seja, não pode absorver a água que é utilizada como veículo de transporte dos dejetos humanos e resíduos depositados sobre sua superfície que vêm sempre carregados com muitas bactérias e que, portanto, devem ser eliminados para a rede de esgoto. Aparelhos sanitários fabricados com outros materiais não conseguem reunir todas as qualidades e características técnicas que uma louça sanitária em cerâmica possui.

O produto deve garantir uma performance funcional em conformidade com os parâmetros definidos pelas normas funcionais, que no Brasil, são estabelecidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), eliminando dos ambientes os agentes que seriam nocivos à saúde do homem. A louça deve ser resistente à agressividade dos produtos utilizados para sua limpeza e também aos desinfetantes e produtos químicos higienizadores. Deve ter grande resistência, pois recebe o peso do usuário que se apoia sobre a bacia ou bidê e ainda oferecer conforto e segurança.

A louça sanitária vem acompanhando o desenvolvimento do homem que a cada vez mais é obrigado a cuidar de sua higiene, se prevenindo das inúmeras doenças que acometem a humanidade. Existem produtos tecnicamente corretos, economizadores de água e que garantem um bom desempenho funcional, contribuindo para a preservação dos recursos hídricos naturais. O Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat, PBQP-H, desde janeiro de 2003, estabeleceu que todas as bacias produzidas no país funcionassem com um volume de água em torno de 6 litros, daí surgiu a inscrição “6lpf” gravada nas bacias sanitárias, mostrando que o perfeito funcionamento dá-se em torno de 6 litros de água por fluxo. Hoje, os mecanismos que integram o conjunto bacia e caixa acoplada têm dupla utilização, ou seja, aciona-se um dos lados do botão para descarga de 3 litros d’água e, do outro, para 6 litros, promovendo a remoção dos dejetos líquidos e sólidos respectivamente, gerando mais economia ao bolso do usuário e, principalmente, para a querida “Mãe Natureza”.

Comparativo: antes e depois da queima.
Comparativo: antes e depois da queima.

Teste visual

Esmaltação.
Esmaltação.

Estoque de louça esmaltada.

Estoque de matéria prima: granito.

Fundição Mecanizada.

Fundição Mecanizada.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *