Recém recebido na ICASA, mais um importante equipamento para a continuidade do seu plano de desenvolvimento tecnológico: a importação de uma “máquina de fundição em alta pressão para bacias sanitárias”, a primeira do gênero na América Latina, produzida pela empresa italiana SACMI IMOLA, o maior fabricante mundial de equipamentos para a indústria cerâmica.
Isto vem confirmar a Política de Qualidade definida pela ICASA, com a meta de investir sempre nas melhores tecnologias para a produção de louças sanitárias. Atualmemte o seu parque industrial já conta com três ilhas de esmaltação robotizadas trabalhando 24 horas/dia, além de três fornos de última geração e do grupo de preparação de barbotina (massa), equipando a ICASA com as mais recentes e atualizadas tecnologias do setor cerâmico.
Em breve, a 2ª máquina de fundição será expedida da Itália, perfazendo quase 70% da linha de produção do modelo de bacia Sarabá.
A ICASA será a primeira empresa da América do Sul a se utilizar de moldes de resina para fundição de bacias sanitárias. Com esta nova tecnologia de fundição em alta pressão em moldes de resina, a recém incorporada máquina produzirá 8 bacias a cada 27 minutos, sendo as peças fundidas desenformadas com o auxílio de um robô automático, posicionando-as em um sistema de transporte integrado computadorizado. A presença do operador só se faz presente três horas após a fundição, durante a fase de acabamento final. Além de proporcionar uma perfeita ergonomia ao operário, sem a utilização da força humana, o processo permite obter uma considerável economia de energia, assim como ideais condições ambientais no setor de fundição.
Texto: Fábio Ferlin / Silas Pincinato